quinta-feira, 10 de novembro de 2022

Temperaturas altas exigem maior atenção à doenças de pele - Saiba os cuidados

Entre as mudanças percebidas neste período, está a diminuição da umidade na atmosfera sobre o Ceará, com menos nuvens se formando sobre o Estado

Aumento de temperaturas na primavera alerta para cuidados com a saúde da pele

A primavera nordestina corresponde aos meses popularmente conhecidos como B-R-O Bró (setembro-outubro-novembro). No Ceará e em grande parte da região, esse momento se diferencia das demais épocas do ano pela redução das chuvas, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Como consequência, as temperaturas tendem a ficar mais elevadas e o momento exige cuidados para a prevenção de doenças de pele.

Quando é primavera no nordeste e quais mudanças são perceptíveis - Para todo o Hemisfério Sul, a primavera astronômica começa entre os dias 21 e 23 de setembro, a depender da data do equinócio de primavera, que pode variar a cada ano.
O equinócio é o momento em que ambos os hemisférios da Terra recebem a mesma quantidade de radiação solar. Isso está associado ao eixo de inclinação do planeta Terra.
O término da primavera, no entanto, ocorre entre os dias 20 e 22 de dezembro, a depender da data do solstício de verão, que é quando o Hemisfério Sul recebe a maior quantidade de radiação solar do ano.
As chuvas no Ceará, sobretudo durante a quadra chuvosa (de fevereiro a maio) estão associadas a posição da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). A partir de junho a ZCIT começa a se afastar da região Nordeste, em direção ao Hemisfério Norte.
Com isso, a equipe de gerência de Meteorologia da Funceme explica que, entre as mudanças percebidas neste período, está a diminuição da umidade na atmosfera sobre o Ceará, com menos nuvens se formando sobre o Estado. “Assim, a radiação solar chega com maior facilidade na superfície, corroborando para o aumento da temperatura do ar”.

Cuidados com a pele na primavera - Tendo em vista que doenças como o câncer de pele — o mais frequente no Brasil — ocorre em decorrência do excesso de exposição aos raios ultravioleta do sol.

Veja os cuidados para  se proteger

Uso do filtro solar, com reposição a cada 4 horas caso haja uma exposição prolongada ao sol

Uso de roupas de proteção ultravioleta que protege até 99% contra os danos causados por esses raios

Não esquecer do óculos de proteção solar e de se hidratar bem para evitar desidratação e sintomas como náuseas e desmaios

Mesmo em casa, a pele não está 100% protegida do sol. “Isso porque os raios ultravioletas ainda conseguem penetrar pelas portas e janelas e incidir sob a pele levando a danos no DNA de nossas células, resultando em câncer de pele e envelhecimento precoce”.
Para pessoas que têm uma exposição prolongada ao sol durante o dia,  recomenda a utilização de roupas com proteção UV por baixo das fardas. Além disso, usar filtro solar com FPS mínimo de 30 para peles brancas e de FPS 15 para peles de fototipos mais altos.
Sobre o câncer de pele, a suspeita inicial se dá por auto avaliação, pela presença de lesões na pele, como pintas, manchas ou feridas.
Caso o indivíduo identifique alguma mancha e esteja suspeitando de algum tipo de doença de pele, a necessidade é buscar ajuda de um especialista, pois, na maioria dos casos, o diagnóstico é realizado no exame clínico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário