terça-feira, 17 de janeiro de 2023

De enfermaria sem maca à superlotação - Justiça ordena interdição parcial de presídio em Aquiraz

A expectativa, conforme monitoramento da Corregedoria de Presídios feito em dezembro de 2022, é que sejam retirados do prédio pelo menos 300 internos

A expectativa é que sejam retirados do prédio pelo menos 300 internos

A superlotação atrelada aos problemas históricos de estrutura física resultou na determinação judicial de interditar parcialmente a Unidade Prisional de Triagem e Observação Criminológica (UPTOC), em Aquiraz, Região Metropolitana de Fortaleza. Nesse domingo (15), um dia após mais um preso fugir do prédio, a Justiça ordenou que a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) transfira o excedente de presos, considerando a capacidade de 372 vagas.
A expectativa, conforme monitoramento da Corregedoria de Presídios feito em dezembro de 2022, é que sejam retirados do prédio pelo menos 300 internos.
A SAP informou que a unidade abriga internos em transição de entrada no sistema prisional e passou por "constantes melhorias em sua estrutura física nos últimos 4 anos". Disse ainda que "apesar de uma edificação original de media proporção, os espaços de ocupação de celas, convivência e área de trabalho foram beneficiadas por reformas".

PRESOS NO CHÃO - Consta em documento diversos pontos sobre as condições estruturais do equipamento. Dentre eles, "a péssima condição estrutural da enfermaria, onde havia inclusive detentos alojados no chão, sem macas disponíveis.
Atualmente, o UPTOC é a porta de entrada do Sistema Penitenciário do Ceará, recebendo inclusive presos com doenças pré-existentes. Agora, a partir da decisão judicial, a Secretaria tem 15 dias para transferir todos os custodiados que excederem o limite de 372 e está proibida de inserir no prédio "internos em quantidade superior a tal número".

Nenhum comentário:

Postar um comentário