segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024

Governo federal reconhece emergência em Crateús devido à estiagem

Além do município cearense, outras seis cidades estão na lista apresentada no documento

Crateús teve situação de emergência reconhecida devido à estiagem na região - Além da cidade, outros seis municípios brasileiros estão na lista

O município de Crateús, teve situação de emergência reconhecida pelo governo federal. A portaria foi publicada pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, na edição desta segunda-feira, (5), do Diário Oficial da União. Além da cidade cearense, a medida reconhece outros tipos de desastres em seis municípios do Brasil, nos estados Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Distrito Federal. 
Dentre os fatores apontados pela portaria, estão chuvas intensas, seca e vendaval. No caso de Crateús, o documento aponta que a medida foi tomada devido à estiagem. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a partir do monitor de secas do órgão, a região de Crateús está em uma condição de seca moderada desde outubro de 2023. Esse período representa a estiagem no município, além da precipitação, as altas temperaturas contribuem para o cenário observado.
O Calendário de Chuvas da Funceme aponta que Crateús registrou um índice de 656.4 milímetros (mm) em 2023, valor um pouco acima do normal durante o ano. Porém, em novembro, a média observada foi de 5,1 mm, 61,6% a menos do número esperado no mês. Já em dezembro, a média foi de 27,4 mm, valor um pouco acima do esperado no período. Porém, em janeiro deste ano, a média no município foi de 47,1 mm e o esperado para o mês era 113,8 mm.

Veja as cidades que tiveram situação de emergência reconhecida

Crateús (CE)

Estiagem - Brasília (DF)

Chuvas intensas - Conselheiro Pena (MG)

Chuvas intensas - Recreio (MG)

Chuvas intensas - Japi (RN)

Seca - Segredo (RS)

Chuvas intensas - Vespasiano Correa (RS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário