terça-feira, 16 de abril de 2024

Açude Benguê, em Aiuaba, volta a sangrar após 13 anos

Sete açudes transbordaram no Ceará desde o fim de semana - Com 64 reservatórios no nível máximo, Estado ultrapassa 51% da capacidade de armazenamento

O açude Benguê, localizado no município de Aiuaba, voltou a sangrar depois de quase 13 anos, segundo dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). A última vez que o açude havia transbordado foi no dia 9 de maio de 2011, quando encerrou um período de aproximadamente dois meses acima do volume máximo. Àquela época, a cidade registrou 346,6 milímetros (mm) de chuva durante o primeiro trimestre do ano, entre janeiro e março. O valor é sutilmente maior do que o apontado este ano, quando 345,3 mm precipitaram sobre a cidade. Os dados são do Calendário de Chuvas da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
O açude é o sexto maior reservatório de água da bacia do Alto Jaguaribe, atrás de Orós, segundo maior reservatório do Estado. Arneiroz II, Trussu, Mequém e Canoas vêm na sequência, respectivamente.
Além do Benguê, outros seis açudes sangraram no Ceará desde o último sábado (13). São eles: Olho d’Água, Cachoeira, Santo Antônio de Russas, Ubaldinho, Maranguapinho e Riacho do Sangue. Atualmente, 64 açudes estão sangrando no Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário