segunda-feira, 5 de maio de 2025

Conclave - Ritual para decidir novo papa começa nesta semana > Relembre o que você precisa saber

 Cardeais eleitores se reúnem para escolher sucessor do Papa Francisco em rito a portas fechadas

Nas escolhas de Francisco e de Bento XVI, respectivamente em 2013 e 2005, os cardiais levaram somente dois dias para escolher os, então, novos papas

O conclave, ritual para escolha do sucessor do Papa Francisco, começa nesta quarta-feira (7), na Capela Sistina, no Vaticano. A ocasião reunirá cerca de 133 cardeais eleitores da Igreja Católica, sendo sete brasileiros, que decidirão, a portas fechadas, quem será o próximo pontífice.
Na última semana, os quase 200 cardeais (votantes e não votantes) participam de encontros da Congregação Geral, nos quais discutiram sobre os desafios do catolicismo. Segundo a Sala de Imprensa do Vaticano, os religiosos manifestaram a esperança de que o próximo Papa seja profético e que a Igreja não se feche em si, mas saia e leve luz ao mundo.   
No período, ainda foram instalados na Capela Sistina a estufa, onde os votos do conclave serão queimados, e a chaminé por onde sairá a fumaça que indica se o novo bispo de Roma foi eleito.

O que é - O conclave é um ritual que marca a eleição de novos papas. O termo deriva das palavras em latim cum clave, que significa "fechado a chave", remetendo à votação secreta para escolha do pontífice.
A partir de quarta-feira, os 133 cardeais eleitores se isolam, sendo proibidos de usar dispositivos eletrônicos ou ter qualquer contato com o exterior.
Então, se reúnem na Capela Sistina e realizam quatro votações por dia, sendo duas pela manhã e duas à tarde, nas quais apontam quem gostariam que fosse o novo papa.     
Após as sessões, dois apuradores abrem os papéis e leem silenciosamente os nomes, enquanto um terceiro os pronuncia em voz alta. As cédulas são furadas, amarradas umas às outras e queimadas no fogareiro.

Quem pode ser Papa - Geralmente, o novo pontífice é escolhido entre os cardeais que estão no conclave, mas não há regras que impeçam que alguém que está fora seja eleito.
Caso um candidato tenha conquistado dois terços dos votos, uma fumaça branca — produzida por produtos químicos - é emitida pela chaminé da Capela e anuncia ao mundo que "habemus papam". Já quando ninguém consegue a maioria, é emitida fumaça preta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário